Operações Unitarias
UNITÁRIAS
NA
INDÚSTRIA QUÍMICA
Prof. Juarez Denadai
2014
1
INTRODUÇÃO ÀS OPERAÇÕES UNITÁRIAS
É fundamental para o(a) profissional de tecnologia compreender a natureza de um processo produtivo, desde aspectos microscópicos (propriedades físicas e químicas da matéria envolvida em etapas de produção; grandezas termodinâmicas e fenomenológicas etc.), até aspectos macroscópicos (balanço de matéria e de energia, detalhamento de equipamentos e acessórios, instrumentação etc.). Assim, um dos elementos-chave na formação e na atuação desse(a) profissional é a compreensão do processamento de uma determinada matéria-prima para obter certo produto, conforme esquematizado na figura abaixo. A indústria química recebe a(s) matéria(s)-prima(s) e gera(m) produtos; a MP pode ser convertida:
Sofrendo transformação física
Sofrendo transformação química
Processos Químicos Industriais
Toda indústria química envolve um conjunto de processos: Processo químico,
Processo de estocagem de materiais, processo de compras, processo de pagamentos, etc. As operações unitárias serão importantes para execução dos processos químicos, físico-químicos, petroquímicos, etc.
Um processo químico e um conjunto de ações executadas em etapas, que envolvem modificações da composição química, que geralmente são acompanhadas de certas modificações físicas ou de outra natureza, no material ou materiais que e (são) ponto de partida (matérias primas) para se obter o produto ou os produtos finais (ou acabados).
2
Essas etapas de transformação são classificadas em dois grandes grupos:
Processos unitários: são transformações químicas (com reação) que transformam a matéria-prima no produto desejado. São exemplos de processos
3
unitários o craqueamento, a hidrogenação, a reforma, a emanação, a neutralização dentre outros.
Operações unitárias: são transformações puramente físicas (sem reação química) que preparam a matéria-prima para a reação ou purificam