operações de transferencia
Aplicação de Sistema de Microaspersores Para Refrigeração
Docente: João Moreira Campos
Autores: Daniel de Castro Pinho Vítor César Pinheiro Pereira
Data de entrega: 12 de Maio de 2014
Índice
Introdução………………………………………………………………………………………………………………………………pág. 3
Esquema ilustrativo da instalação……………………………………………………………………………………………pág.3
Projeto…………………………………………………………………………………………………………………………………….pág.4
Equação de energia………………………………………………………………………………………………………………….pág.5
Introdução
A utilização de microaspersores para refrigeração tem vindo a sofrer uma rápida implementação no quotidiano, sobretudo, por parte do setor da restauração, uma vez que representa um investimento rentável, simples, eficaz, cuja utilização promove a refrigeração de um espaço, o controlo de temperatura, e a nível sensorial, o bem-estar e sensação de frescura, que são fatores importantes, numa área do mercado que necessita de recorrer a este tipo de equipamentos/sistemas de Engenharia, quando as condições climatéricas se tornam demasiado quentes.
No presente projeto, o objetivo consiste em projetar um sistema de sucção de água de um reservatório, elevando o fluído (água) a duas ramificações, correspondendo a dois andares distintos de um edifício de restauração. As ramificações apresentam dimensões diferentes, operam a caudais diferentes, sendo possível a regulação do caudal das mesmas, através de válvulas existentes nas mesmas. Para a situação em estudo, considera-se que o sistema de refrigeração é usado em varandas.
Para além disso, é ainda objetivo fazer a escolha da bomba apropriada, consoante a gama caudais em que opera, e efetuar o balanço económico.
Um esquema ilustrativo da instalação está presente na figura abaixo.
Fig.1 Esquema da instalação em estudo
Projeto
Para o trajeto do fluído desde o local onde está retido até às ramificações de