Operação de medidas e notação científica
Conseguir encontrar resultados obtidos com os seus respectivos erros em algumas medidas. Saber distinguir exatidão e precisão, mostrar algarismos significativos e notação exponencial, conhecer a propagação de erros em uma substância e saber usar uma pipeta, bureta, balão volumétrico, medidas de massa e temperatura.
Introdução Sendo a primeira prática especifica, trata-se de um tema fundamental para as seguintes. O entendimento de medidas e notações científicas será utilizado durante todo o curso, para análises exatas e precisas. Trata-se nesse relatório da iniciação dos graduandos à parte exata da química prática como ciência, será detalhado posteriormente o experimento feito e suas conclusões para que assim entenda-se o método utilizado pela discente para que os docentes estejam preparados para as atividades seguintes, que envolvem o tema citado.
Procedimento
Anotou-se, com os respectivos erros, o volume máximo que pode ser medido através de cada um dos aparelhos disponíveis (Balão Volumétrico, Bureta, Pipeta Graduada, Proveta de 50mL, Proveta de 10mL).
Mediram-se cinquenta mililitros de água destilada em uma proveta e transferiu-se totalmente para um balão volumétrico. Notou-se que houve uma diferença e explicou-se corretamente o resultado.
Transferiu-se seguidamente para uma proveta de cinquenta mililitros os volumes (5 mL, 5 mL e 10 mL) de água destilada, respectivamente, usando os instrumentos (Bureta, Pipeta Graduada e Proveta).
Leu-se e anotou-se corretamente o volume total de água destilada contido na Proveta de cinquenta mililitros. Fez-se o valor teórico resultante da soma dos valores adicionados e o valor prático medido na Proveta.
Material Utilizado para o procedimento: Balão Volumétrico Bureta Pipeta