Relatorio Operação de medidas e notação cientifica.
Operação de medidas e notação cientifica.
Química licenciatura, Universidade federal de Ouro Preto, 01/09/2014
1 - Objetivos:
Foi realizado um experimento para que os alunos aprendessem a usar as principais vidrarias do laboratório e realizar a leitura dos volumes de forma correta. Com isso aprendendo a calcular os possíveis erros que ocorrem no laboratório.
2 - Introdução:
A prática que foi realizada teve como tema primordial o “erro”, há diversos tipos, como os erros aleatórios ou indeterminados, e os erros determinados. Os determinados, quando geram uma diferença muito grande do resultado esperado, apontam, normalmente, a imperícia do experimentador, que pode ocorrer das mais diferentes maneiras, como, por exemplo, uma anotação errada, não se pode definir como o resultado pode ser afetado por um erro indeterminado, ao contrário dos erros determinados. Para que se possa compreender a extensão do erro indeterminado, usa-se a estatística. Ao longo da prática faremos as medições dos equipamentos com a finalidade de conhecer cada um e saber usá-lo com maior precisão, para ter uma ideia melhor do que estamos lidando calcularemos o erro médio do equipamento a ser usado na medição da substância para saber a média dos erros, seguindo os mandamentos da prática, para aprofundarmos e tirarmos conclusões sobre o assunto proposto terá o auxílio de alguns equipamentos que através deles podemos analisar suas falhas, seus componentes e o que isso irá prejudicar no resultado final, para compor essa prática teremos a ajuda da medida de cada objeto que será usado na experiência.
3 - Parte experimental
Foram realizados dois experimentos onde se utilizou: Garrafa lavadeira, béquer de plástico, proveta de 50ml, balão volumétrico de 50ml, bureta de 25ml, pipeta graduada de 50ml, proveta de plástico 10ml.
Para ambos foi usado como reagente a água destilada. No primeiro experimento foram adicionados da garrafa lavadeira 50mL de água