Operação Condor
Qual a sua função? Neutralizar e reprimir os grupos que se opunham aos regimes militares montados na América Latina.
Quando se iniciou e quando terminou? Seu inicio foi em meados dos anos 1970, durou até o período da redemocratização, na década seguinte.
A operação, liderada por militares da América Latina, foi batizada com o nome do condor, ave típica dos Andes e símbolo da astúcia na caça às suas presas. (Imagem da ave)
Quem participou das ações? A Operação Condor foi um acordo de todos os países da região com o intento de facilitar a cooperação regional na repressão aos opositores dos regimes militares que então governavam o Brasil, a Argentina, o Chile e a Bolívia. Teoricamente esses opositores dos regimes militares faziam parte de grupos guerrilheiros com ideologia socialista nos moldes da filosofia radical maoista e stalinista. Eram apoiados por Cuba de Fidel Castro e indiretamente pelos governos socialistas da antiga União Soviética e da República Popular da China, que desejavam expandir o modelo socialista para todos os países da América Latina. Além do apoio tático e estratégico fornecido pelo governo de Cuba, esses grupos buscavam os recursos financeiros através de ações criminosas, como roubos a bancos e sequestros.
O sequestro dos Uruguaios. Quando? Em novembro de 1978.
Como aconteceu? O exército uruguaio veio clandestinamente para Porto Alegre, com consentimento do regime militar brasileiro, então sequestraram um casal de militantes da oposição política uruguaia, Universindo Rodríguez Díaz e Lilian Celiberti, junto com seus dois filhos, Camilo e Francesca, de 8 e 3 anos de idade.
Como fracassou? Dois jornalistas brasileiros, o repórter Luiz Cláudio Cunha e o fotógrafo João Baptista Scalco, alertados por um telefonema anônimo, foram ao apartamento onde vivia o