Operadores Argumentativos
Gisele Torres Sheila Lucia
POLO
2014
Trabalho em Grupo (TG)
Curso: Historia
1º bimestre
Pergunta:
Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado onde são utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores argumentativos” e ilustre seus diferentes usos com exemplos.
Resposta: Os operadores argumentativos são certos elementos da língua, contidos na estrutura gramatical da frase, cuja finalidade é mostrar a argumentatividade dos enunciados. São disponibilizados vários tipos de argumentos e as palavras que funcionam como operadores argumentativos são os conectivos, os advérbios e outras palavras que, dependendo do contexto, não se enquadram em nenhuma das dez categorias gramaticais.
Exemplos:
Operadores que introduzem argumentos que se somam a outro, tendo em vista a mesma conclusão: e, nem, também, não só... Mas também, além disso, etc.
Operadores que introduzem enunciados que exprimem conclusão ao que foi expresso anteriormente: logo, portanto, então, consequentemente, etc.
Operadores que introduzem argumentos que se contrapõe a outro visando a uma conclusão contrária: mas, porém, todavia, embora, ainda que, apesar de, etc.
Operadores que introduzem argumentos alternativos: ou... Ou, quer... Quer, seja... Seja, etc.
Operadores que estabelecem relações de comparação: mais que, menos que, tão... Quanto, tão... Como, etc.
Operadores que estabelecem relação de justificativa, explicação em relação a enunciado anterior: pois, porque, que, etc.
Operadores cuja função é introduzir enunciados pressupostos: agora, ainda, já, até, etc.
Operadores cuja função é introduzir enunciados,