operadores argumentativos
Que são operadores argumentativos?
Elementos linguísticos que estabelecem ligações entre os segmentos do texto: orações do mesmo período, períodos, sequências textuais, parágrafos Para que servem?
Os operadores argumentativos servem para orientar a sequência do discurso, ou seja, determinar os encadeamentos possíveis com outros enunciados capazes de continuá-lo
(KOCH,1993, p. 104-105).
Qualquer palavra pode exercer essa função? Funcionam como operadores argumentativos: preposições, advérbios, conjunções, locuções prepositivas, adverbiais e conjuntivas e denotadores de inclusão e de exclusão, que não se enquadram em nenhuma das dez classes gramaticais. Com que finalidade?
O emprego adequado dos operadores argumentativos garante a produção de um texto coeso e coerente, especialmente nos gêneros das ordens do argumentar e do expor.
Operadores mais utilizados:
Adição
e, também, ainda, nem etc.
Somam argumentos a favor de uma mesma conclusão. Ex.:
José Bernardino levantou cedo e acendeu o fogareiro para ferver um café. (José C. Pozenato, A cocanha)
Finalidade a fim de, a fim de que, com o intuito de, para, para que, com o objetivo de etc.
Indicam uma relação de finalidade.
Ex.:
As palavras caíam-lhe trêmulas e a voz saía-lhe sumida, em parte porque ele forcejava em a abafar a fim de que o não ouvissem, em parte porque a comoção lhe comprimia a garganta.
(Machado de Assis, A mão e a luva)
consequência porque, pois, visto que, já que, em virtude de, uma vez que, devido a, por motivo de, graças a, em razão de, em decorrência de, por causa de, como, por isso que etc.
Indicam uma oração subordinada denotadora de causa. Ex.: Houve quem perguntasse: bebemos porque já somos loucos ou ficamos loucos porque bebemos? (Lima Barreto, O cemitério dos vivos)
Explicação porque, pois, já que etc.
Introduzem uma justificativa relativa ao enunciado anterior.
ou
explicação
Ex.: