Operador Logistico
INTRODUÇÃO
A Logística empresarial vem ocupando seu espaço com muita importância vista como um alto instrumento de competitividade.
A grande tendência é a terceirização das atividades no mercado de serviços logísticos. Hoje um fator estratégico de sucesso, diversas empresas dos setores industrial, comercial e de serviços tem optado por terceirizar parte ou todo de suas atividades logísticas.
ORIGEM
1990
1980
Fim
1990
Ínicio
2000
CONCEITOS
Um operador logístico é um fornecedor de serviços integrados de transporte, armazenagem, estocagem e informação que busca total eficácia as necessidades de seus clientes de forma individualizada.
Uma empresa prestadora de serviços logísticos possa ser classificada como operador logístico deve exercer serviços nas três atividades básicas:
Controle de estoque.
Armazenagem.
Gestão de transportes
Controle de estoques
O estoque são todos os bens e materiais mantidos por uma empresa de prestador de serviços logístico.
Controle de estoques envolve todas as atividades e procedimentos que permitem garantir a qualidades sobre cada insumo estocado.
O controle de estoque deve ser feito de maneira mais eficiente e eficaz possível seguindo os seguintes aspectos: quantidade mantida no estoque, custo compatível com a manutenção do estoque, excelente nível de serviços, relatórios de avarias e inventários (é a relação de itens mantidos em estoque por uma organização). Armazenagem
É atividade que permite manter bens materiais em instalações adequadas, em condição de atender as necessidades dos clientes.
Os armazéns devem ter mão de obra preparada para permitir a movimentação dos produtos estocados, devem explorar de tecnologia, ter equipamentos de movimentação como empilhadeiras e paleteiras, ter um layout que minimize o movimento interno, ter docas preparadas cara recebimento e expedição.
Todos esses