Opera Es Unit Rias
Uma das partículas em um dado fluído se deposita sob a ação da força de gravidade a uma taxa máxima fixa. Para aumentar a taxa de deposição (de assentamento) a força de gravidade que atua sobre a partícula pode ser substituída por uma força maior: a força centrífuga. Os separadores centrífugos substituíram significamente os separadores por gravidade em operações de produção devido a sua grande eficiência com pequenas gotas e partículas e seu muito menor tamanho para uma dada capacidade.
Princípios da separação e filtração centrífuga
a) Caso não haja rotação: ou termos um vaso estacionário cilíndrico contendo curta quantidade de líquido e sólidos em partículas, de densidade maior que a do líquido. Como o vaso não está em rotação, a superfície liquida é horizontal e após curto tempo, quaisquer sólidos pesados se acumulam no fundo do vaso.
b) Sedimentação em vaso rotativo não perfurado:
O vaso gira em torno de seu eixo vertical.
Líquidos e sólidos ficam agora sujeitos à ação de duas forças: a da gravidade que age para baixo, e a força centrífuga que age horizontalmente
Num equipamento centrifugador comercial a força centrífuga »> força da gravidade a quando pode ser desprezada. E sob a ação da força centrífuga que a camada líquida assume a posição de equivalente mostrada no esquema, com uma superfície interna quase vertical. As partículas sólidas se depositam horizontalmente para fora e são fortemente pressionadas contra a parede vertical do vaso.
c) Filtração em cesto rotativo perfurado
A parede do cesto ou cubo é perfurado e revestida com um meio filtrante, como uma tela de arame fino. O líquido pode escoar livremente para fora, mas o sólido não podem fazê-los.
Quase todo o líquido sai rapidamente do vaso deixando a torta de sólidos filtrados quase seca. Qualquer máquina rotativa na qual a força centrífuga é aplicada a um fim prático (separação de fases, por exemplo) é chamado um centrifugador - ou —uma centrífuga.
Uma centrifugador geralmente