Energia Solar
Conceito
Energia Solar baseia-se na capacidade de converter a luz solar em energia elétrica ou térmica, através de placas e coletores solares, sem o comprometimento do meio ambiente no processo de geração.
A principal fonte está na radiação solar (luz solar) que também se caracteriza por ser uma fonte infinita e inesgotável.
Atualmente, o mundo investe muito nesta tecnologia, com o objetivo de aumentar seu melhor aproveitamento a exposição solar bem como a capacidade de conversão dos painéis fotovoltaicos , atualmente em torno de 17%.
Já existe, por exemplo tecnologia com equipamento eletromecânicos que, por meio de sensores fazem com que os painéis se movimentem de acordo com a rotação da terra, aumentando assim o tempo de exposição e a eficiência do sistema.
O aumento da demanda nos últimos anos, esta tornando esta tecnologia cada vez mais acessível. Apenas nos últimos 12 meses houve uma redução de aproximadamente 30% no custo da produção da mesma.
Histórico de obtenção
Sua obtenção ocorre de forma direta ou indireta.
A forma direta de obtenção se dá através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é diretamente convertida em eletricidade. No entanto, essas células fotovoltaicas apresentam preços elevados. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (energia que o Sol carrega) incidem sobre os átomos, proporcionando a emissão de elétrons, que gera corrente elétrica.
Para obter energia elétrica a partir do sol de forma indireta, é necessária a construção de usinas em áreas de grande insolação, pois a energia solar atinge a Terra de forma tão difusa que requer captação em grandes áreas. Nesses locais são espalhadas centenas de coletores solares.
Normalmente, a energia solar é utilizada em locais mais isolados, secos e ensolarados. Em Israel, aproximadamente 70% das residências possuem coletores solares, outros países com destaque na utilização da energia solar são os Estados