relatorio de fisica - dilatação
Dilatação Linear:
Verificando o coeficiente de dilatação do aço e do cobre
Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Física Geral e Experimental II, no Curso de Licenciatura em Química, no Instituto Federal Goiano – Campus Iporá.
Prof. Dr. Rodrigo Alves Moreira
Aluna: Anne Caroline da Silva Duarte Oliveira
Iporá, 28/02/2015
1- Introdução De um modo geral, quando aumentamos a temperatura de um corpo, aumentamos a agitação molecular, e isso provoca um afastamento das moléculas, resultando num aumento das dimensões de um corpo. Tal efeito é denominado dilatação térmica. Em caso contrário, uma diminuição de temperatura de um corpo acarretará uma diminuição de suas dimensões (contração térmica). Devido ás características dos materiais, a dilatação térmica é diferente para corpos de diferentes materiais.
A dilatação Linear é predominantemente em uma direção, e em corpos como cabos, quando sujeitos a variação de temperatura, seu comprimento varia. E o valor de sua dilatação dependerá do material que ele é feito, e a temperatura fornecida a ele.
2- Objetivos Verificar experimentalmente o coeficiente de dilatação do cobre e do aço através da seguinte fórmula:
ΔL = L0 . α . ΔT Após encontrados os resultados, eles serão comparados aos resultados teóricos obtidos no Halliday. Permitindo assim que seja calculada a margem de erro do experimento, pela seguinte fórmula:
Margem de erro = Resultado teórico - Resultado experimental x 100 Resultado Teórico
3- Materiais e Métodos
Base principal com medidor de dilatação;
1 Barra de aço de 494 mm;
1 Barra de cobre;
1 conexão de saída com duto flexível;
1 conexão de entrada com duto flexível e rolha;
1 manga aquecedora de 250 ml; medidor digital