Relatório de Física II- Dilatação Térmica
Dilatação Térmica
Dados do experimento:
ΔL = 0,71mm θi = 240c θf = 1000c
Lo = 500mm
Tipo de material: Cobre
ΔL= .L0.Δθ
0,71mm= .500mm. (100-240c)
0,71mm= .500mm.760c = 0,71mm = 1,87 x 10-5 (500mm).(760c)
Descrição
Colocamos um recipiente de metal no suporte do dilatômetro e fixamos a mangueira nas hastes metálicas, uma na entrada do vapor d’água e a outra com a extremidade livre e posicionada para baixo para facilitar a saída de água. Colocamos um relógio zerado de modo que toque a haste metálica. Medimos o comprimento e a temperatura inicial. Atingido uma determinada temperatura começará a sair vapor pela mangueira lateral da haste metálica e o ponteiro do relógio irá se movimentar, quando parado, anotar a temperatura final e a medida de dilatação. Objetivos
Determinar o coeficiente de dilatação linear dos sólidos.
Fundamento Teórico
Todos os corpos existentes na natureza, quando em processo de aquecimento ou resfriamento, ficam sujeitos á dilatação térmica. Esse processo ocorre devido ao aumento ou diminuição do grau de agitação das moléculas que constituem os corpos. Ao aquecer um corpo, ocorrerá um aumento na distância entre suas moléculas em consequência da elevação do grau de agitação das mesmas. Quando os corpos são resfriados, a distância entre as moléculas são diminuídas ocasionando uma redução nas dimensões do corpo. Cada material possui características que determina qual será sua dilatação, chamado de coeficiente de dilatação. A variação de dilatação é dada pela seguinte fórmula: ΔL= .L0.Δθ.
Resultados
Com a realização do experimento percebemos que é muito rápido e simples encontrar o coeficiente de dilatação linear. Os resultados obtidos foram compatíveis com a tabela de elementos químicos, apresentando diferenças mínimas, o que pode acontecer devido a pequenos erros no momento da medição de temperatura ou do ajuste do relógio.