Relatório de Física - Dilatação
Introdução
Um corpo sólido, submetido à ação do calor, apresenta alterações em suas dimensões à medida que sua temperatura varia. A dilatação segundo uma dimensão é denominada dilatação linear. Um bom exemplo é o espaço deixado entre os trilhos de uma linha férrea. Caso este espaço não existisse, os trilhos iriam se deformar, pois apesar da dilação ser muito pequena, quando comparada ao comprimento do trilho, as forças envolvidas são de grande magnitude. Desse modo foi-se estudado a proporção de dilatação de um corpo em relação à variação de temperatura, sendo esta denominada coeficiente de dilatação. Tendo em vista esse evento, o experimento feito em sala tem como finalidade comprovar se os valores determinados para cada sólido condiz com os medidos em um laboratório qualquer.
Conteúdo Teórico e Descrição do Experimento
Ao considerarmos uma barra homogênea, por exemplo, de comprimento a uma temperatura inicial podemos observar que quando esta temperatura é aumentada até uma (>) esta barra passa a ter um comprimento (>). Esse evento aplica-se apenas para os corpos em estado sólido, e consiste na variação considerável de apenas uma dimensão. Como, por exemplo, em barras, cabos e fios.
(Exemplificação do efeito da dilatação linear) Dessa maneira é possível concluir que a dilatação linear ocorre proporcionalmente à variação de temperatura e ao comprimento inicial . Porém, ao analisar barras de dimensões iguais feitas de materiais diferentes observa-se que sua variação de comprimento é diferente, isto porque a dilatação também leva em consideração as propriedades do material com que o objeto é feito, este é a constante de proporcionalidade da expressão, chamada de coeficiente de dilatação linear (α). Assim sendo, pode-se expressar essa relação da seguinte forma:
Toda medição, seja ela em um laboratório especializado ou em um amador, tem como base os mesmo procedimentos e materiais, havendo diferença