Open Book
JOINVILLE,
2013
O Processo dos Seis Sigma
O Lian Seis Sigmas é um processo implantado nas empresas que aumenta a qualidade em seus processos produtos e serviços, reduz custos e aperfeiçoa operações com o objetivo de maior lucratividade.
O principal princípio desse programa é reduzir continuamente a variação nos processos, e desta maneira eliminar os defeitos ou falhas nos produtos e serviços (LINDERMAN et al., 2003).
A Implantação
Para a implantação desse programa é necessário que alguns aspectos sejam observados:
O comprometimento da gerencia com o programa
Ajustes na cultura da empresa e novas atitude dos funcionários que devem se sentir sempre motivados para os desafios e o rigor que o programa impõem.
Deve existir nas empresas uma infra-estrutura adequada que assegure a introdução desenvolvimento e que possibilite a continuidade do programa.
Um dos requisitos da infra-estrutura necessária para sustentar o Seis Sigma nas empresas é o treinamento dos funcionários envolvidos com o programa. A capacitação dos funcionários que se envolvem com os Seis Sigmas utiliza uma prática distinta, pela qual são atribuídas denominações segundo a carga horária de treinamento, hierarquia nos projetos e dedicação de tempo ao programa (BEHARA et al., 1995)
Os envolvidos no Seis Sigmas recebem denominações específicas, tais como: sponsor que tem a responsabilidade de promover e definir as diretrizes para a implementação do Seis Sigma; sponsor facilitador, que exerce as principais funções no desenvolvimento dos projetos; champions, que são os gestores dos projetos e apoiam as ações ou Removem possíveis barreiras na condução dos projetos; logo após, seguem os demais integrantes do Seis Sigma, que são diferenciados de acordo com níveis de conhecimento e capacitação, denominando-se: black belts (faixas pretas), green belts (faixas verdes), yellows e white belts (faixas