Open book management(obm)
Em minha opinião hoje existe uma grande complexidade em abordar e tentar implantar o (OBM) “administração aberta, principalmente em grandes empresas, onde a burocracia e o alto índice de particularidades de determinados grupos empresariais não deixam e as vezes se proíbe a interação das equipes e ou setores nos assuntos de alta direção , onde principalmente em multinacionais digamos que esse tipo de direção é quase impraticável, pois a própria diretriz não vê esse mecanismo com bons olhos. Ou seja mesmo você tendo uma equipe coesa com os objetivos bem vinculados com a empresa, creio eu que a alta direção não terá confiança plenas no fator “pessoas” para que lhes possa dar tal autorização a determinadas informações de onde somente pessoas do alto executivo tem acesso, a principalmente a tomada de decisão.
Penso eu que realmente para grandes empresas esse processo do (OBM) sofra um grande preconceito mesmo antes de serem apresentados seus prós e contras para a direção.
E digo também que no meu ponto de vista a “administração aberta” é interessante sim, mais a direção das grandes empresas na sua grande maioria não apostam nesses métodos, achando que mesmo que as equipes tenham uma grande participação nos assuntos da alta direção, os resultados não terão tanta diferença no fim das contas para ele, e pior quanto mais informação principalmente de ganhos que a empresa tem “lucro”, a alta direção pode ter isso como um ponto de vista negativo, pois os funcionários e ou equipes teriam em “tese” um poder maior de persuasão na cobrança de melhores salários conforme seu comprometimento com a empresa.
Mais esse assunto é muito delicado, pois tem sempre os dois lados da moeda. Mais eu acho que quando uma equipe ou funcionários tem liberdade e autonomia as informações gerenciais da sua empresa seja ela grande ou pequena, creio eu que a chance dessa empresa ter “equipes” ou funcionários