Open book
Criada por Jack Stack, a gestão do livro aberto é um modelo de gestão com transparência total busca explorar nao só apenas pontos específicos e sim os considerados mais importantes. A implantação desse conceito requer transparencia, confiança e participação de todos os integrantes da empresa principalmente dos funcionarios já que será delegado poderes aumentando o nível de comprometimento e responsabilidade fazendo com que os funcionários se sintam importantes.
Fazer que assumam conjuntamente à responsabilidade pelo sucesso organizacional, por intermédio de conhecimento de todos os dados de dentro de uma empresa.
*FONTE http://criacaoegestao.blogspot.com.br/2012/05/conceitos-benchmarking-open-book.html http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/open-book-management-gestao-com-livro-aberto/39127/
com a divulgação transparente de todos os dados organizacionais pelos responsáveis com a disseminação de sua missão, visão, valores, política de qualidade, objetivos, metas, planos, programas, instruções de trabalho, problemas, desafios, entre outros.
A gestão com livro aberto pode ser definida como uma ferramenta radical, pois é necessária uma inevitável delegação de poderes aumentando o nível de comprometimento e responsabilidade dos funcionários fazendo com que se sintam importantes dentro da empresa e lutem pela sobrevivência da mesma em prol de preservarem seus empregos.
O clima organizacional positivo é de suma importância para que a ferramenta seja bem aplicada, assim como a tecnologia da informação, sem ela seria impossível a comunicação dentro da empresa, a mesma deverá formular novos sistemas de recompensa, disponibilizar os números importantes, saber ganhar o comprometimento das pessoas, evitarem certos conceitos (erros) e saber utilizar alguns conselhos (passos essenciais) que são fundamentais.
Saber identificar e trabalhar os pontos fortes e fracos faz com que os erros sejam erradicados antes mesmos de se