Onu , otan e cei
SCHMIDT
ONU , OTAN E CEI
CHRISTIANO MÜLLER
SÃO LEOPOLDO 2013
ONU, o que é? Fundamentada na Carta do Atlântico, assinada por Winston Churchill e Franklin D. Roosevelt em 1941, a Organização das Nações Unidas surgiu no fim da II Guerra Mundial, sob comando dos países da aliança vencedora. Sua principal função é manter o equilíbrio do planeta, mediando conflitos, discutindo intervenções militares e coordenando ações sociais e humanitárias.
FUNÇÃO No século XX, a ONU trabalhou na partição da Palestina e no surgimento de Israel, na negociação de conflitos entre árabes e israelenses (na foto, em 1967), na desocupação de partes da Síria e do Líbano por França e Inglaterra e nos confrontos entre a Índia e o Paquistão pela Caxemira - sem contar as disputas ligadas à guerra fria entre os blocos liderados por EUA e URSS. Sua função atual é de amenizar conflitos e tentar promover a paz, a cooperação internacional e o progresso social dos países em desenvolvimento e de todos os demais.
OTAN, o que é? É uma aliança militar intergovernamental baseada no Tratado do Atlântico Norte mais precisamente Tratado Atlântico, que foi assinado em 4 de Abril de 1949. O quartel-general da OTA e/ou OTAN, está localizado em Bruxelas, na Bélgica,3 e a organização constitui um sistema de defesa coletiva na qual os seus Estados-membros concordam com a defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade externa, no que se chamou de Guerra Fria, até 1989.
FUNÇÃO:
Garantir a segurança militar no continente europeu e exercer influências nas decisões geopolíticas da região. No contexto histórico da Guerra Fria, como forma de fazer frente a organização militar socialista Pacto de Varsóvia, liderada pela ex-União Soviética e integrada por países do leste europeu. A OTAN existe e atua até os dias de hoje, enquanto o Pacto de Varsóvia deixou de existir na década de 1990, com a crise do socialismo no leste europeu. CEI, o