ONU, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
BRASIL: está no caminho certo para atingir a meta estipulada. Os dados do 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM (Objetivos Do Milênio) são de 2008: 94,9% das crianças e jovens entre 7 e 14 anos estão matriculados no ensino fundamental. Nas cidades, o percentual chega a 95,1%, não caracterizando nenhuma diferença expressiva em relação à média. O objetivo de universalizar o ensino básico de meninas e meninos foi praticamente alcançado, mas as taxas de frequência ainda são mais baixas entre os mais pobres e as crianças das regiões norte e nordeste. Outro desafio é com relação à qualidade do ensino recebida. O jornal O Globo de ontem apresenta um dado interessante: o Brasil tem 82 escolas públicas com ensino de excelência, com exemplos em todos os rincões deste país, inclusive em regiões pobres e de difícil acesso, como é o exemplo mostrado no interior do Amazonas e do Ceará. Estas escolas atingem um universo muito pequeno, cerca de 50.000 crianças e adolescentes.
MUNDO: Apesar dos progressos experimentados nas últimas décadas, com aumento do número de crianças frequentando as escolas nos países em desenvolvimento, dificilmente essa meta será atingida. As matrículas no ensino primário continuam a subir, atingindo 89% nos países em desenvolvimento em 2008. Entre 1999 e 2008, as matrículas aumentaram 18 pontos percentuais na África Subsaariana, e 11 e 8 pontos percentuais no Sul da Ásia e da África do Norte, respectivamente. Alcançar o ensino primário universal exige mais do que a matrícula completa, significa assegurar que as crianças continuem a frequentar as aulas. Na África Subsaariana, mais de 30% dos alunos do ensino primário desistem antes da conclusão dos cursos.
SUGESTÕES DE AÇÕES:
Falar com os diretores das escolas e se oferecer como voluntário, pois com certeza saberão aproveitar sua disponibilidade.
Identificar os alunos que estão faltando muito às aulas e incentivá-los a voltar a freqüentar a escola.
Mostrar