Ontologia
Epistemologia - Estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, e também é conhecida como teoria do conhecimento e relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência.
Epistemologia (Minha definição) - Questionar a verdade parcial para alcançar outra verdade parcial mais próxima da verdade total, que é uma verdade impassível. *Empirista: Questionamento e alcance da verdade, considerada parcial ou não, comprovado por fatos concretos, visíveis. *Racionalista: Questionamento e alcance da verdade, considerada parcial ou não, comprovada por meio da razão.
Historicismo (Minha definição) – Reconhecimento das regularidades existentes na estrutura e no desenvolvimento da sociedade por meio de analogias possibilitadas pela abstração (estudo de fatos isolados em um contexto amplo).
***Assim, para Thompson, a teoria não pode ser tratada como um sistema fechado, no qual a realidade histórico-social deve ser enquadrada. Ao contrário, a teoria, por meio dos procedimentos metodológicos adequados, deve estar em permanente diálogo com a realidade. Esse processo de investigação é possível por meio do método da “lógica histórica”
(Ontologia ou Epistemologia???)
A Ontologia é o imaginário, o ideal de algo, uma verdade por exemplo (verdade parcial), a epistemologia age questionando essa verdade para alcançar outra.
Por outro lado, em função dos desafios enfrentados em pesquisa, na definição de objeto de estudo/problematização desse objeto, a epistemologia está para os meios necessários para compreender a essência do ser, a ontologia.
A análise do conjunto de proposições defendidas por Thompson, e sua expressão no trabalho de investigação por ele empreendido, permite situá-lo no grupo dos pensadores de tradição marxista, que, nos seus estudos, sublinham a