relat rio de antropologia
SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA
DISCIPLINA DE ANTROPOLOGIA DA SAÚDE
EMILLY ALVES NUNES
RELATÓRIO REFLEXIVO SOBRE CONTEÚDO TRABALHADO
CURITIBA
2015
A antropologia é a ciência que tem como objeto de estudo o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. Segundo Da Matta (1981), a antropologia pode ser considerada uma verdadeira leitura do mundo social: como um conjunto de normas que visam aprofundar o conhecimento do homem pelo homem; e nunca como certezas ou axiomas indiscutíveis e definitivamente assentados.
As ciências em geral tratam o sujeito observado como um objeto, uma coisa inanimada, que não vai poder questionar o seu trabalho, entretanto a antropologia, observa grupos humanos, sendo sujeitos, que podem te questionar, rebater o seu estudo.
A ciência moderna tem como premissa o distanciamento, a ideia de que os cientistas podem conhecer o mundo sem ter que se envolver nele, já a antropologia prega o princípio oposto, de que é apenas através da imersão no mundo vivido pelos seres humanos, que poderemos entender o que este mundo significa para eles e para nós. Assim, podemos dizer que na antropologia estudamos a nós mesmos.
Podemos observar no texto Ritos corporais entre os Nacirema como seria observar povos diferentes de nós, com um olhar completamente “de fora”, sendo que são os nossos costumes, sendo a sociedade americana. Nesse texto eu pude perceber como que costumes que seriam estranhos aos nossos olhos, podem ser comuns e rotineiros para diferentes povos, basta apenas você estudar a sua cultura para tentar entender seus costumes.
Assim, entramos no Etnocentrismo, que ocorre quando um determinado indivíduo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, por sua forma de se vestir, ou até mesmo por sua