online
Sobre as relações do diálogo empreendido pelo estruturalismo de Lévi-Strauss com as teorias de Sigmund Freud, julgue as opções a seguir:
I. O método estruturalista pode apreender o que está oculto na análise da descrição da cultura estudada.
II. O inconsciente é considerado uma chave interpretativa para acessar o entendimento da cultura estudada.
III. O homem não é traduzido apenas pela racionalidade, mas também pelos processos do inconsciente na análise da cultura.
Assinale a alternativa CORRETA:
a.
II
b.
I e II c.
I e III d.
I
e.
I, II e III
PERGUNTA 2
O antropólogo Claude Lévi-Strauss é considerado um dos mais importantes pensadores e teóricos da antropologia de todos os tempos e foi um dos principais mentores do estruturalismo.
Sobre o estruturalismo de Lévi-Strauss, analise as opções a seguir:
I. A estrutura da mente dos povos considerados “primitivos” é igual à das culturas mais complexas, consideradas civilizadas, porque parte de princípios comuns que há em todos os seres humanos.
II. A estrutura da mente dos povos considerados “primitivos” é inferior à das culturas consideradas civilizadas, porque sua estrutura apresenta limites cognitivos.
III. O estruturalismo de Lévi-Strauss é um modelo que produz uma explicação do funcionamento dos fatos apresentados nas realidades culturais e é aberto a considerar modificações ocorridas nos elementos que compõem a cultura.
Assinale a alternativa CORRETA:
a.
I e II b.
I e III c.
I
d.
II e III e.
II
PERGUNTA 3
Pode-se considerar o ato de comer como uma possibilidade para diferenciarmos a antropologia funcionalista de Malinowiski da antropologia estruturalista de Lévi-Strauss.
Observe as opções a seguir sobre a antropologia funcionalista de Malinowiski e a antropologia estruturalista de Lévi-Strauss:
I. A alimentação, para Malinowiski, equivale a uma função metabólica com o objetivo de servir à manutenção da vida humana e