ONgs
Aluno: Pablo Augusto Matos
Professor: Gustavo Almeida
1. O que são, o que buscam e como?
São instituições cívicas, as quais pautam sua atuação na melhoria da qualidade da vida em sociedade, abrangendo uma gama variada de temas de interesse coletivo como o Meio Ambiente, Educação, Cultura, Política, Religião, dentre outras.
Pelo fato de estarmos inseridos em um contexto socioeconômico fragilizado e globalizado, o Estado, por si só, não é capaz de sanar efetivamente o leque de mazelas que permeiam nossa sociedade, portanto essas instituições surgem com o propósito de minimizar os efeitos nefastos ocasionados pelo sistema, representando e dando expressão às reais necessidades da sociedade civil.
Entretanto, a ideia construída em torno do Estado de bem estar social, na qual o Estado surge como responsável pela proteção e defesa social, pode ser facilmente questionada ao analisarmos o nosso contexto socioeconômico, caracterizado por diversas lacunas que acabam por minimizar a capacidade real de atuação do Estado frente a um leque amplo e complexo de demandas.
Por exemplo, o rápido crescimento de instituições de ensino superior no país, traz à tona outro questionamento que estaria ligado ao fato da educação está sendo encarada como força motriz para se alcançar um melhor nível de desenvolvimento nacional (o esperado) ou seria uma ferramenta que essas elites empresariais estariam usando para enriquecimento próprio? Em outras palavras, é possível dizer que essas instituições também sofrem manipulação e interferência de grupos elitistas detentores de poder econômico e político para satisfazer seus próprios interesses.
As ONGs, por outro lado, seriam um exemplo emblemático positivo, dentro do contexto das Instituições da Sociedade Civil, uma vez que a área de atuação das mesmas é ampla, e cada vez mais ganham visibilidade no cenário social à medida que se fortalecem como atores indispensáveis no âmbito nacional e internacional.