Imperialismo e Colonialismo
Imperialismo e Colonialismo
História
A Partilha de África
INDICE
Introdução………………………………………………………......................................3
Desenvolvimento……………………………………………….......................................4
Conclusão………………………………………...…………….......................................9
Bibliografia……………………………………………………………………………..10
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vou falar do Imperialismo e Colonialismo do século XIX.
Nos finais do século XIX muitas áreas do mundo eram governadas por países europeus como Inglaterra, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Bélgica. Estas potências europeias tinham colónias na América, em África, e na Ásia formando assim grandes impérios.
Um dos objetivos do trabalho é aprofundar o modo como foi feita a partilha do mundo.
Escolhi este tema ao acaso pensando que ia ser fácil mas à maneira que fui pesquisando e procurando informação reparei que se tornava difícil.
Uma das maiores dificuldades foi encontrar informação, consultei muitos sites, mas poucos tinham o que eu procurava para conseguir reunir informação suficiente para fazer o trabalho.
A Europa dominava o mundo entre os séculos XIX e XX , assumindo-se assim como 1ª potência mundial porque :
Dominava politicamente uma grande parte dos outros continentes, possuíam algumas colónias em África e Ásia.
Dominava economicamente o mundo, pois assegurava metade da produção industrial mundial e exportava os seus produtos manufaturados para toda o parte, as sedes de grandes bancos ficavam na Alemanha, na França e na Inglaterra.
Dominava culturalmente, impondo seus modelos culturais - a língua, a literatura e as artes europeias, desvalorizando todas as manifestações culturais dos territórios dominados e assumindo uma “missão civilizadora” relativamente as culturas inferiores. Até 1914 todos os prémios nobel foram entregues aos europeus, eram os europeus que ditavam as regras, até a