Ong na área da educação
Organizações Não Governamentais Voltadas para Educação
Nome: Andréia Fontes Dellazeri, Cárin Hanauer
Turma: 1F109
São Leopoldo, 14 de junho de 2012
Organizações Não Governamentais Voltadas para Educação
Para a execução deste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos nacionais e divulgados na internet, também foi feita uma pesquisa em uma instituição que desenvolve este trabalho.
Associações da sociedade civil sem fins lucrativos - ONGs - cresceram no país nas décadas de 1970 e 1980, ligadas aos movimentos sociais e à Igreja e sob influência de Paulo Freire. Nas duas últimas décadas, elas aproveitaram a abertura criada pela Constituição de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 para se aproximar das redes públicas de ensino e influenciar políticas.
Apesar de não governamentais, as ONGs contam com o respaldo do Estado. São voltadas à crianças e jovens com dificuldades escolares.
Os profissionais que trabalham nesta área são capacitados de acordo com o ambiente da Instituição, se voltada à educação especial necessita de curso específico e voltada nesta área.
O poder público, é claro, continua sendo o principal responsável por garantir o acesso ao ensino e a sua qualidade, mas passou a agregar uma nova função: acompanhar as diferentes iniciativas dessas organizações e direcioná-las às demandas reais do país.
As ONGs tem por objetivo apoiar e estimular a implementação de propostas no campo da educação. Uma ONG com proposta educativa deve ter a preocupação de criar condições para que cada criança, jovem ou adulto aprenda, despertando sua curiosidade, desenvolvendo a motricidade e apresentando outras maneiras de se aprender um determinado tema.
Para a realização de um bom trabalho é necessário um ambiente adequado, ao qual tenha espaço e recursos para um desenvolvimento da aprendizagem proposta. Fomos visitar uma Ong que trabalha com essa proposta, é oferecida aula de