ONG médicos sem fronteiras
A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência especializada em saúde, fundada em 07 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, na Suíça. A diretora-geral é, desde novembro de 2006, Margaret Chan.
A OMS tem suas origens nas guerras do fim do século XIX (México, Crimeia). Após a Primeira Guerra Mundial, a SDN criou seu comitê de higiene, que foi o embrião da OMS.
Segundo sua constituição, a OMS tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. A saúde sendo definida nesse mesmo documento como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.
O Brasil tem participação fundamental na história da Organização Mundial da Saúde, criada pela ONU para elevar os padrões mundiais de saúde. A proposta de criação da OMS foi de autoria dos delegados do Brasil, que propuseram o estabelecimento de um "organismo internacional de saúde pública de alcance mundial". Desde então, Brasil e a OMS desenvolvem intensa cooperação.
PRINCÍPIOS E FUNCIONAMENTO
A organização Médicos Sem Fronteiras funciona oferecendo cuidados de saúde a pessoas necessitadas de ajuda humanitária em contextos de conflitos armados, epidemias, catástrofes naturais, refugiados/ deslocados internos e desnutrição. Essas situações, pela sua gravidade, exigem ajuda rápida, com atendimento médico especializado e aparato logístico. A partir daí são aplicados os princípios da organização, que se constituem em INDEPENDÊNCIA, IMPARCIALIDADE e NEUTRALIDADE. A independência se dá pelo motivo da organização não estar atrelada a nenhum poder político, militar, econômico ou religioso, tendo em consequência disso, plena liberdade de ação para decidir onde, como e quando atuar, de acordo com sua própria avaliação do contexto. Essa independência de ação é reflexo de sua autonomia financeira, uma vez que, pelo menos 80% de todo o financiamento da