Rsma
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Professor: Daniel Oliveira
Alunos
Nome: Alessandro Henrique Barboza RA: 1116313034
Nome: Danilo F. Leite RA: 1106272748
Nome: Jefté P. da Silva RA: 2541425993
Nome: Rafael Tomaz A. Fonseca RA: 1113295445
Atividade Colaborativa
Aula-tema 07
Projeto de Sustentabilidade: EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Ribeirão Preto – SP, 14/11/2011
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
As favelas são um dos maiores espaços geográficos extremamente desigual da cidade do Rio de Janeiro.
Elas se formaram ainda por volta de 1920, ocupando áreas inabitadas. Espalharam-se pela área urbana ocupando um lugar de destaque na cidade.
Dentro desta área a falta de escolarização atinge mais as crianças pobres: apenas 75% das crianças de baixa renda freqüentam o ensino fundamental, ao passo que, em famílias com renda superior a dois salários mínimos per capita, 97% das crianças estão na escola. A taxa de escolaridade atinge 90% nos domicílios urbanos, contra 72% na área rural (IPEA,1996,p.36).
A carência econômica da comunidade, o analfabetismo generalizado, a baixa qualidade do ensino público, a inexistência de opções de lazer e espaços culturais, têm provocado nos adolescentes a falta de perspectiva e projetos de vida.
A educação sem fronteiras não pretende ocupar o espaço da escolarização formal, mais melhorar sua qualidade para preparar a criança, o adolescente, o jovem o adulto a desempenhar na sociedade um papel positivo e exemplar.
JUSTIFICATIVA
A sustentabilidade direcionada a educação sem fronteiras é um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação, e pela constante busca da educação, desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo pela preservação do meio ambiente. Com base nestas ações e integrando o poder público, privado, ONG’s e associações de moradores, o ideal é possibilitar o acesso das comunidades às