Resenha
INSTITUTO DE ECONOMIA – BACHALERADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DOCENTE: ISABELA GARBIN
REGISTRO DE LEITURA DA UNIDADE II
DISCENTE: JULIA BUZATTI NOGUEIRA
REFERÊNCIAS
HERZ, Monica; HOFFMANN, Andrea. Organizações Internacionais: História e Práticas. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2004, caps. 1 (p. 17-40) e 6 (p. 223-253).
GOMEZ, Rafael. ONGs internacionais ampliam arrecadação no Brasil e miram classe C. BBC Brasil em São Paulo. 8 de julho de 2013.
O texto apresentado por Monica Herz e Andrea Hoffmann, apresenta as OIG (Organizações Intergovernamentais Internacionais), como um conjunto de instituições que garantem uma certa medida de governança global, cujo processo de criação esta diretamente associado a alianças militares e a segurança coletiva, multilateralismo, regimes internacionais, entre outros.
A participação nas OIGs é voluntaria, porem a grande pressão para que os Estados façam parte desta, elas devem conter um instrumento jurídico básico que estabelece seus objetivos, sua estrutura e suas formas de operação.
As organizações internacionais passaram a ter maior relevância na politica internacional do século XIX. O desenvolvimento do direito internacional, a formulação de procedimentos para a resolução pacifica de disputas, a codificação das leis e costumes quanto à condução da guerra visavam criar melhores condições de convivência internacional.
No artigo apresentado por Rafael Gomez, podemos ver como que a presença de ONGs internacionais dentro do território nacional colabora, para um melhor desenvolvimento e melhora na qualidade de vida da população. O aumento da atuação das ONGs no Brasil também fica claro devido às campanhas realizadas por elas para arrecadar doações em dinheiro nas grandes cidades brasileiras.
Alem disso, as ONGs tem arrecadado fundos no Brasil, para que possam atuar em outros países afetados por crises e necessitados, e