Aulas
A ajuda pública ao desenvolvimento (ONU)
Esta ajuda inclui a ajuda financeira e a ajuda humanitária.
A ajuda financeira/monetária (ajuda pública da ONU)
Diz respeito a doações, empréstimos, desenvolvimento técnico (agrícola, industrial, comercial), programas de ajuda alimentar e assistência médico-sanitária.
Quais são asa principais instituições mundiais de crédito?
FMI (Fundo Monetário Internacional) BM (Banco Mundial)
FMI – empresta dinheiro aos países com dificuldades na balança de pagamentos.
BM – canaliza capitais/fundos, para os países em desenvolvimento.
Problemas associados à ajuda pública ao desenvolvimento
Esta ajuda, devido ao pagamento de juros (empréstimos), origina o endividamento, principal obstáculo ao desenvolvimento. Muitas vezes esta ajuda é insuficiente faca às necessidades e é aplicada incorretamente (ex: material de guerra). Esta ajuda conduz a uma dependência económica, política, social cada vez maior. (ver o outro documento página 5)
[pic]
A dependência dos países de baixo desenvolvimento/subfinanciamento crónico
A Ajuda Ligada
Apesar da importância que a ajuda pública tem atualmente, o seu contributo para o desenvolvimento dos países pobres podia ser muito maior se não existissem problemas de financiamento uma vez que os países ricos não cumprem os acordos estabelecidos, são doadores pouco cumpridores e se o fazem é com contrapartidas. É o caso da AJUDA LIGADA, que é um tipo de ajuda com a condição do valor emprestado ser gasto na compra de bens e serviços ao país doador. Os países doadores não deviam exigir contrapartidas aos países beneficiários. Entre as condições de financiamento aparecem: a realização de compras aos países doadores, a dependência técnica e o pagamento de juros.
[pic]
A ajuda mal utilizada e ligada
Outra solução passa pelo investimento estrangeiro
Investimento direto estrangeiro – são normalmente as