ONG - ABTO
1. Briefing. 1.1. Instituição.
A ABTO – Associação Brasileira de Transplante de Órgãos é uma organização não governamental (ONG).
1.1.1. Setor em que atua.
3° Setor – Saúde – Medicina – Doação e transplante de órgãos.
1.1.2. Filosofia e objetivos da instituição.
- Incentivar no Brasil todos os recursos relacionados ao transplante de órgãos.
- Buscar profissionais e associações relacionadas. - Auxiliar na criação e melhoria de todas as leis e normas envolvidas. - Promover o desenvolvimento de locais de doação, banco de órgãos, serviços de receptores e outras atividades envolvidas. - Promover maior conhecimento sobre o assunto de transplante. - Estimular congressos, conferências, seminários, entre outros. - Divulgar o assunto para população sobre o significado humanitário, científico e moral da doação e transplante de órgãos.
1.1.3. Histórico.
No dia 19 de dezembro de 1986, os membros fundadores da ABTO se reuniram no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, para abrir essa nova entidade.
A abertura foi feita pelo Dr. E. J. Zerbini, na qual discursou sobre o transplante de órgãos e também contou com o discurso de outros professores, cada um dizendo sobre sua especialidade (rim, transplantes de fígado, córnea, entre outros). Além de dizer sobre as especialidades, o ponto principal dito por todos, foi sobre a dificuldade (na época) dos transplantes, no caso os doadores e receptores.
Nos primeiros anos, a ABTO encontrou muitas dificuldades, sendo o principal na área financeira, onde muitas vezes a diretoria teve que assumir despesas tirando do seu “próprio” bolso. A principal batalha da primeira gestão era sobre a regularização dos transplantes, elaborando pontos específicos para cada área. Já a segunda gestação, continuou com o trabalho da primeira, porém, acabou surgindo um grande problema, a falta de doadores de órgãos, onde assim, surgiu a
19
necessidade da realização de campanhas para o