one two three
As medidas de produtividade medem a quantidade produzida em função dos recursos utilizados. Agora os recursos utilizados podem ser medidos em pessoas, horas de trabalho, máquinas ou dinheiro. É habitual medir a produtividade aparente do trabalho que consiste no valor de produção por operário ou por hora de trabalho. Segundo os dados da Pordata estes valores são inferiores cerca de 3x na agricultura em relação à média e 9x superiores na parte ligada ao petróleo. Isto resulta porque para a produtividade total tem que se ter em conta igualmente o peso do investimento em capital.
PRODUTIVIDADE
As áreas académicas que abordam a produtividade tem a ver com : vendas gestão de operações
Produtividade pelas Vendas
Se aumentar o preço de venda de um produto ou serviço tem um aumento de produtividade sem aumento de esforço. Se aumentar a quantidade vendida de produtos com custo de fabrico e distribuição baixo aumenta igualmente a produtividade medida em termos de lucros obtidos. Do mesmo modo, se as vendas baixarem muito apesar das pessoas poderem manter o mesmo nível de esforço o resultado obtido vai ser pior.
Produtividade pela Gestão de operações
No entanto, em muitos casos existe um preço de mercado ao qual o mercado compra ou vende ou quotas de mercado em mercados maduros sendo que nesse caso o enfoque será na parte das operações. Este raciocínio também se aplica para serviços sendo que o valor que é dado a um serviço poderá variar pouco no tempo.
PRODUTIVIDADE PESSOAL
Existem vários aspectos sobre a produtivdade de uma pessoa
PRODUTIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
Nas organizações o trabalho e as tarefas costumam estar organizadas em processos. O estudo e melhoria dos processos de trabalho é determinante para se obter ganhos de produtividade. Por vezes, cada pessoa só conhece a sua parte do trabalho, de quem o recebe e a quem o passa e não faz ideia dos passos que são feitos por outras pessoas no processo. Ao conhecer todo o processo