ondulatória
Ciências da Natureza – Física
Circuitos elétricos
Professor: Gilberto Alves de Miranda Data:__/___/_____
Competência de área 2. Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.
Habilidade: H5. Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano..
Associações de resistores em um circuito
Série: é a ligação em que os componentes de um circuito são ligados literalmente em série, isto é, são enfileirados de forma que a corrente elétrica passa integralmente por todos eles. Ou seja, a corrente elétrica não se divide no meio do circuito. Dê uma olhada no exemplo dessa ligação.
Quando este tipo de ligação é feita, a corrente elétrica que atravessa as lâmpadas é constante. Caso as lâmpadas sejam idênticas, todas apresentarão o mesmo brilho e, se uma delas queimar, todas as outras se apagarão, pois a corrente elétrica será interrompida no circuito inteiro. Nesse caso, também, quanto mais lâmpadas forem colocadas, maior será a resistência no circuito e menor será a corrente elétrica e, conseqüentemente, o brilho de cada uma.
No circuito em série os resistores são somados.
Paralelo: é o tipo de ligação onde os componentes são conectados por meio de “ramificações”, ou seja, de tal forma que a corrente elétrica possa se dividir no meio do caminho. Veja um exemplo de um circuito com ligações em paralelo: Nesse tipo de ligação, repare que a corrente elétrica se divide durante o percurso, de modo que a corrente que atravessa uma lâmpada não é a mesma que atravessa as demais. O interessante desse tipo de ligação é que se uma lâmpada queimar, somente no trecho onde esta se encontra deixará de passar corrente, portanto, as outras lâmpadas não se apagarão.
Também, o brilho de cada lâmpada independe da quantidade de lâmpadas contidas no circuito.
No circuito em paralelo o inverso do resistores são somados obtendo-se o inverso do resistor