Ondulatória e acústica
Disciplina: Física Professora: Ana Sônia
Série: 2º ano do Ensino Médio Turma: 218 Turno: Noturno
Estudante: Cristina Gomes
TRABALHO
DE FÍSICA
ASSUNTO: ONDULATÓRIA E ACÚSTICA
09/11/2011
Introdução
Este trabalho tem por objetivo explicar duas das ciências importantes do estudo da física: a ondulatória que estuda a propagação da energia pelo espaço e a acústica, que estuda os objetos a partir das impressões sonoras. Veremos as classificações e os componentes de uma onda; a reflexão em ondas unidimensionais e bidimensionais; super- posição e difração de ondas; o que é ressonância; Princípio de Huygens; Experiência de Young; som e propagação em acústica; intensidade e velocidade sonoras e o que é o Efeito Doppler.
ONDAS
Classificação das ondas
Uma onda é um movimento causado por uma perturbação, e esta se propaga através de um meio.
Um exemplo de onda é tido quando se joga uma pedra em um lago de águas calmas, onde o impacto causará uma perturbação na água, fazendo com que ondas circulares se propagem pela superfície da água. Também existem ondas que não podemos observar a olho nu, como, por exemplo, ondas de rádio, ondas de televisão, ondas ultravioleta e microondas.
Além destas, existem alguns tipos de ondas que conhecemos bem, mas que não identificamos normalmente, como a luz e o som.
Mas o que elas têm em comum é que todas são energias propaga- das através de um meio, e este meio não acompanha a propagação.
Conforme sua natureza as ondas são classificadas em:
• Ondas Mecânicas: são ondas que necessitam de um meio material para se propagar, ou seja, sua propagação envolve o transporte de energia cinética e potencial e depende da elasticidade do meio. Por isto não é capaz de propagar-se no vácuo. Alguns exemplos são os que acontecem em molas e cordas, sons e em superfícies de líquidos.
• Ondas Eletromagnéticas: são ondas