ondulatoria/acustica
No ar, a 0oC, a velocidade do som é de 331 m/s. A 15oC, é de aproximadamente 340 m/s.
Som
VSÓLIDO > VLÍQUIDO > VGÁS
A acústica estuda as ondas mecânicas de maneira geral. Denomina-se som as ondas mecânicas capazes de impressionar o ouvido humano.
Para um ser humano normal, o som se constitui das vibrações mecânicas longitudinais, cujas freqüências estão compreendidas entre 20 Hz e 20 000 Hz.
Num gás v =
γ . R.T em que:
M
γ, R = constante
T = temperatura absoluta
M = massa molecular
QUALIDADE
FISIOLÓGICAS DO SOM
Observação:
Um exemplo interessante de ondas infra-sônicas são os abalos sísmicos. Pode-se produzir uma onda ultra-sônica através de vibrações elásticas do Cristal de quatzo.
Certos animais, como cachorro e morcego, conseguem ouvir o ultra-som.
Transmissão do Som
Nós já vimos que o som não se propaga no vácuo, exigindo um meio material para sua propagação. Assim, o ar denso das pequenas altitudes é melhor transmissor do som que o ar rarefeito encontrado em altitudes maiores.
Qualquer que seja o meio de transmissão, no entanto, o som se origina sempre de movimentos vibratórios.
Altura
A qualidade que nos permite classificar um som mais grave (mais baixo) ou mais agudo (mais alto) que outro é sua altura, que está intimamente ligada à propriedade física freqüência. Assim, quanto maior a freqüência, de um som, tanto mais agudo ele será. Analogamente, quanto menor a freqüência, tanto mais grave será o som.
Intensidade
A quantidade que permite diferenciar os sons forte e fraco é a sua intensidade, a qual está intimamente ligada à propriedade física amplitude. Assim, os sons fortes possuem grande amplitude, e os fracos, pequena amplitude
Timbre
É a qualidade que permite diferenciar dois sons da mesma altura e intensidade, emitidos por fontes distintas e está intimamente ligada aos harmônicos componentes da onda sonora. Na figura a seguir, representam-se dois sons de mesma