Fenômenos Acústicos
Quebra da barreira do som A barreira do som é o limite de velocidade em que um avião pode se deslocar no ar sem atropelar as ondas sonoras emitidas por ele mesmo. A velocidade do som no ar é de 340 metros por segundo. Quando os aviões tornaram-se rápidos o suficiente para sofrer os efeitos da compressibilidade do ar. Em voo supersônico, o encontro do ar com o nariz do avião forma uma onda de choque em formato de arco. Conforme se acelera, esta inflexão fica cada vez mais inclinada para trás, adotando a forma de um cone.
Interferência de ondas esféricas Imagine que tem duas fontes de ondas, as fontes F1 e F2 estão produzindo ondas circulares na superfície da água em fase com a mesma frequência, amplitude e comprimento de onda. Ao se encontrarem provocarão o fenômeno da interferência, onde nos pontos de superposição entre duas cristas ou dois vales ocorrerá interferência construtiva. E, nos pontos onde se encontram uma crista e um vale, ocorrerá interferência destrutiva de amplitude nula.
Reflexão
Quando ondas sonoras provenientes de um ponto, encontram um obstáculo plano e produz-se reflexão das ondas sobre o obstáculo.
Na