Fenomenos acusticos
Ministério da Educação
Trabalho de pesquisa de física
Tema: Fenómenos Acústicos
Cacuaco/2014
Fenómenos Acústicos
Índice
Introdução
Desenvolvimento
Fenómenos acústicos
Som Percepção do som Propagação do som Produção do som Qualidades do som Tecnologia sonora
Propriedade dos fenómenos sonoros
Reflexão Refracção Difracção Interferência Ressonância
Efeito Doppler
Característica Quantificação do Efeito Doppler Aplicações
Conclusão
Sitográfia
Introdução
A acústica é o ramo da física que estuda o som. O som é um fenómeno ondulatório causado pelos mais diversos objectos e se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria.
Em acústica geralmente podemos dividir entre geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores. A acústica mensura estes meios, cria instrumentos, tabelas, etc., de forma a fornecer dados necessários aos mais diversos ramos da ciência para a utilização dos sons, de seus meios de propagação e efeitos.
Desenvolvimento
Fenómenos acústicos
Som
O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; é uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais (que têm massa e elasticidade), como os sólidos, líquidos ou gasosos.
Os sons naturais são, na sua maior parte, combinações de sinais, mas um som puro monotónico, representado por uma senóide pura, possuí uma velocidade de oscilação ou frequência que se mede em hertz (Hz) e uma amplitude ou energia que se mede em decibéis. Os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma frequência entre 20 Hz e 20.000 Hz. Abaixo e acima desta faixa estão infra-som e ultra-som, respectivamente.
Seres humanos e vários animais percebem sons com o sentido da audição, com seus dois ouvidos, o que permite saber a