Impacto dos Pés
Em nível da perna e do pé, a tenovaginite do músculo tibial anterior, do Aquiles e dos isquio-tibiais, em conjunto com as fraturas de fadiga do pé e da tíbia, são as lesões de sobrecarga mais presentes. As fraturas na tíbia, a entorse do tornozelo, as fraturas dos metatársicos e dos dedos do pé, são as lesões agudas que comprometem com demasiada freqüência os atletas das diferentes artes marciais.
A entorse pode ocorrer quando o tornozelo roda para fora (se inverte), rompendo o ligamento da parte externa do tornozelo.
NATAÇÃO:
Tendinopatia lesão por esforço repetitivo, afeta um ou mais tendões, gerando dor, inflamação e até deformidades ósseas quando crônicas. Os tendões, estruturas anatômicas que unem os músculos aos ossos, dando movimento aos mesmos. Portanto, em todo corpo, onde há tendão, pode haver tendinite. No pé e tornozelo não é diferente
VOLEI A entorse de tornozelo por inversão é a lesão traumática aguda mais comum em jogadores de voleibol. Isso se deve principalmente ao fato de os jogadores poderem tocar o pé na linha central da quadra, aumentando o risco de choques com o adversário. Muitas ocorrem na aterrissagem de um salto sobre o pé do jogador ou quando o jogador, ao saltar na execução de um bloqueio duplo, por exemplo, aterriza no pé de seu parceiro.
ATLETISMO:
Em relação às lesões tendinosas, ressaltam que estas podem ocorrer sob a forma de rupturas parcial ou total do tendão. A inflamação em toda a espessura do tendão ou das bainhas dos tendões, onde ocasionalmente o líquido sinovial se acumula, causando edema da bainha e dor na movimentação do tendão, denomina-se tendinite.
Uma articulação é formada pelas extremidades opostas de dois ossos cobertos por cartilagens, mantidos úmidos por uma cápsula articular, que, em conjunto com os ligamentos, ajudam a dar estabilidade à articulação. Se a lesão ocorrer na cartilagem articular, como, por exemplo, a lesão de menisco no joelho, esta é denominada, de lesão dafibrocartilagem.