Ondas Eletromagneticas
Aprofundar conceitos de banco de dados;
Diferenciar Banco de Dados de coleção de arquivos; Conceitos Iniciais de Sistema Gerenciador de
Banco de Dados.
No tópico anterior vimos que um banco de dados é uma coleção de dados relacionados entre si.
É importante conhecermos um pouco da história do uso de banco de dados para que possamos entender a sua funcionalidade:
Os primeiros registros de armazenamento de dados para relacionamento entre eles eram arquivos de sistema operacional.
Através do sistema de arquivos, uma empresa, por exemplo, teria em seu sistema de arquivos os dados de todos os clientes e através deles poderia creditar, debitar, gerar extrato da conta ou criar uma conta nova.
Deste modo, cada sistema, programa ou aplicação desenvolvido tinha seus próprios arquivos de armazenamento dos dados
No entanto, estes sistemas de arquivos não apresentavam vantagens, já que apresentavam redundância e inconsistência de dados, dificuldades de acesso aos dados, problemas de integridade e problemas com segurança dos dados.
Essas desvantagens implicaram na criação de um sistema de banco de dados.
Os sistemas de banco de dados são projetados para gerenciar grandes blocos da informação. O gerenciamento de dados envolve definir estruturas para armazenamento de informação e fornecer mecanismos para manipulação de informações.(SILBERSCHATZ, 2006 p.1 )
Desta maneira o sistema de banco de dados surge para garantir a segurança das informações, a organização e para evitar resultados anormais nas consultas ao sistema. Como vimos o sistema de banco de dados surgiu para resolver os problemas mais comuns dos antigos sistemas de arquivos. Entre seus principais objetivos estão:
O Gerenciamento de grandes quantidades de informação: oferecendo segurança e confiabilidade em qualquer tipo de sistema seja ele simples ou complexo.
Controle de redundância