atuação do enfermeiro no psf
Mogi das Cruzes
2014
Mogi Das Cruzes- SP
2014
Monique Ferreira Estevão
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PSF
Trabalho sobre Atuação do Enfermeiro no PSF da disciplina SUS da Universidade Braz Cubas da professora Dutra.
INTRODUÇÃO
Programa Saúde da Família - PSF - já atingiu mais de 50 milhões de brasileiros ao longo dos seus anos de existência. Um dos motivos do sucesso e crescimento deste programa é a educação que visa a promoção da saúde.
Neste contexto abordamos a participação do enfermeiro na tarefa educativa que consiste em “aprender a aprender”, de forma que os profissionais não visem apenas ensinar técnicas, mas tenham senso crítico, sensibilidade e consciência do dever de educar.
O enfermeiro pode interferir no processo de orientação da comunidade de diversas formas. O PSF. tem sido um meio extremamente eficaz para que esse objetivo seja alcançado, proporcionando ao enfermeiro a oportunidade de acompanhar mais diretamente a comunidade. Dentre os vários campos de trabalho do enfermeiro, a Estratégia Saúde da Família (ESF) merece destaque especial. Neste programa, além do enfermeiro atuar com mais autonomia, apesar das dificuldades normalmente apresentadas em nível institucional e em outros níveis, o seu trabalho tem maior visibilidade e é mais valorizado.
O objetivo deste trabalho é analisar o grau de satisfação desses profissionais, a partir da avaliação do desempenho de suas atividades neste contexto específico, no qual o enfermeiro tem a oportunidade de tomar decisões juntamente com os demais profissionais da equipe de saúde e com o usuário e seus familiares quanto ao seu cuidado. Este comportamento tem favorecido o fortalecimento da equipe, com reflexos no desenvolvimento da área de saúde e dessa profissão.
Ligado à progressiva