Ondas curtas
Trata-se de um tipo de calor profundo que repara por exemplo músculos superficiais e profundos.
São radiações utilizadas através da corrente elétrica com fins terapêuticos.
As radiações eletromagnéticas por ondas curtas variam, quanto à frequência, que pode ser de 10 a 100mhz, também conhecidas como ondas mais curtas e é utilizada na diatermia terapêutica.
As ondas curtas de rádio situam-se entre as microondas e as ondas médias de rádio no aspecto eletromagnético.
A energia das ondas curtas pode ser administrada de modo contínuo ou pulsado e é variável, quanto à frequência e pouca ou nenhuma energia, encontra-se na faixa mestra.
Concluímos que ONDAS CURTAS é a terapia através de correntes elétricas de alta frequência, o uso terapêutico das oscilações eletromagnéticas com frequência maior que 100.000hz. não causa despolarização da fibra nervosa, mas esta energia pode transformar-se em energia térmica no tecido corporal.
Quanto à frequência 27, 12 x 10 hz – 11,06 m de comprimento de onda no vazio, ondas de 10 a 100 m.
.
EFEITOS FISIOLÓGICOS
O principal efeito na aplicação das ondas curtas é o aquecimento dos tecidos.
A resposta dos tecidos ao aquecimento é similar, não importando a modalidade utilizada na geração de calor, a única diferença entre ondas curtas e outros agentes de aquecimento por condução de calor é a profundidade onde irá ocorrer o efeito térmico.
Alguns resultados terapêuticos desejados pelas ondas curtas são:
* Aumenta o fluxo sanguíneo
* Ajuda na resolução da inflamação
* Aumenta a extensibilidade do tecido colagenoso profundo
* Diminui a rigidez articular
* Alivia as dores e espasmos musculares
Deve-se ter cuidado com a dosagem na aplicação das ondas curtas, pois foram feitos testes em que se aplicava dosagem extrema no tratamento, testes estes feitos em plantas e animais que revelaram que o aumento de temperatura dentro de certos limites reflete benefícios, mas o excesso pode conduzir a danos.