Pedagogia
Schayenny Silva Rodrigues
Universidade à distância (EAD)
RESUMO: Neste artigo apresentamos análises sobre a prática pedagógica no Ensino Fundamental, focalizando a ação das professoras frente às questões referentes às diferenças culturais, na perspectiva do Multiculturalismo crítico. Os dados foram coletados em duas salas de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental – 1ª. e 4ª. séries -, por meio de observação e entrevista. As análises apontam dois tipos de práticas bastante distintos, sendo que na 1ª ano escolhida ao acaso, os aspectos ligados às diferenças foram registrados mais fortemente nas relações entre professora e alunos/as, com uma prática na 4ª ano, escolhida porque a professora apresentava uma preocupação com as questões referentes à diversidade cultural, é o trabalho com os conteúdos que aparece como central.
Práticas pedagógicas no Ensino Fundamental...
Acreditando que é possível desenvolver uma pedagogia que questione valores, estereótipos e atitudes preconceituosas, tidas, muitas vezes, como naturais em nossa sociedade, e que instigue a agência na construção de uma sociedade democrática, buscamos compreender como se dá o processo educacional em sala de aula, enfocando as práticas de professoras.
Considerando que vivemos em uma sociedade capitalista, na qual a globalização da economia tem sido um elemento central para o gerenciamento e organização social reforçando e, algumas vezes, criando grupos marginalizados e excluídos socialmente, destacamos a relevância dos estudos que envolvem a relação entre o currículo praticado e as diferenças de etnia/raça, gênero e classe social presentes em nossas escolas. Neste sentido, Silva (1999) ressalta que as questões de currículo devem ser tratadas levando-se em conta o contexto social e político, que hoje é fortemente influenciado pelo mercado. Neste cenário, o currículo tem posição estratégica porque é o espaço onde se concentram e se desdobram