OmniChannel
Definição
Omni Channel é uma visão de integração total, onde para o consumidor não importa qual o meio de compra e sim a experiência que está tendo como um todo.
A partir do surgimento de novos canais de comunicação com o cliente, surgiu a necessidade dos varejistas não se limitarem apenas as lojas físicas, o que fez com que entrassem no mundo virtual. O consumidor de hoje é onipresente e se utiliza de mais de um canal para pesquisas e compras, ele quer se comunicar via web, loja, smartphone, central de atendimento e através dos demais meios acessíveis, por isso não é incomum que ele saiba mais a respeito dos produtos do que alguns vendedores.
Aplicação
A prática Omni Channel busca integrar novos e antigos canais de maneira que cada um saiba o que acontece no outro, tornando a experiência de compra similar em todos. Como o cliente transita facilmente entre o mundo online e off-line, ele deseja pesquisar, comprar e esclarecer dúvidas em qualquer canal que escolher. Assim sendo, é necessário que exista uma conexão entre os ambientes físico e virtual.
A marca que cruza os dados de seus canais físicos e virtuais pode reconhecer seus clientes e identificar tendências personalizando o atendimento de acordo com o perfil de cada consumidor, o que o leva a se sentir reconhecido independente do canal que escolheu para interagir.
Uma vez que se reconhece o cliente, é possível oferecer uma incrível e única experiência de compra, criando conexões emocionais dele com a marca.
As empresas que já implantaram ou planejam a inserção do Omni Channel devem considerar que marcar presença em múltiplos canais não é o único passo, é muito importante integrá-los e ilustrar essa continuidade na experiência do consumidor com a marca. Além disso, é necessário permitir que o cliente que compra via e-comerce retire o produto no ponto de venda e viabilize-a via dispositivos móveis.
Exemplos
Buscando proporcionar este tipo de experiência, a