Psicologia
Investigação dos Processos Psicológicos
Profª Silvia Guanciale Andréo
——————————————————————————————
Psicologia Clinica
Introdução
Psicologia Clínica é a parte da psicologia que se dedica ao estudo dos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças não mentais.O psiclogo atua nas mais variaves esferas profissionais, mas sempre no campo como cientifico pois a psicologia é uma ciência.
A ação desse profissional é requerida em situações de crise individual ou grupal, ou quando ocorre perturbações de comportamento ou personalidade utilizando sempre uma abordagem psicológica para desenvolver suas atividades e técnicas. As atribuições do psicólogo clínico não se limitam á uma perspectiva curativa (aspectos psicopatológicos) mas também relacionam-se a prevenção, redução das situações de risco e a melhoria da qualidade de vida.
Introdução histórica
O termo "psicologia clínica" foi usado pela primeira vez pelo americano Lightner Witmer qual foi aluno de Wundt. Ele fundou a primeira clínica psicológica na Universidade de Pensilvânia (Estados Unidos), onde eram tratadas crianças com problemas escolares.Vários psicólogos clínicos fundarem em 1917 a Associação Americana de Psicologia Clínica (American Association of Clinical Psychology) que em 1919 fundiu-se com a APA (American Psychological Association, Associação Psicológica Americana), da qual tornou-se a seção clínica.
Também aluno de Wundt o psiquiatra Emil Kraeplin,que procurou transferir o método científicoexperimental para questões psiquiátricas, opondo-se à abordagem especulativa típica da psicopatologia de então e dando assim grande impulso à psicologia clínica. Um outro médico de língua alemã, o vienense Sigmund Freud, discípulo de Breuer, foi também de grande importância para o desenvolvimento da disciplina: seu trabalho gerou novas teorias psicológicas para os transtornos mentais, livrando a psicoterapia do