controle de riscos
O objectivo do presente trabalho é a realização de uma análise de controlo de riscos a
Ocorrência de acidentes de trabalho e desenvolvimento de doenças profissionais ao posto de trabalho.
A aplicação destas metodologias permitiu identificar os factores de risco existentes no posto de trabalho em análise e avaliar os riscos associados, assim como identificar a necessidade de implementação de determinadas medidas de controlo do risco e de realização de análises de risco específicas e direccionadas para a caracterização de determinados factores de risco, o final do estudo são as fases de gestão do risco.
Controlo de riscos
Controlo de riscos – Processo que envolve a adopção de medidas técnicas, organizativas, de formação, de informação e outras, tendo em vista a redução dos riscos profissionais e a avaliação da sua eficácia.
Definição de controlo
Medidas de controlo são acções tomadas pela empresa para diminuir o nível dos riscos identificados no processo de gestão de riscos de saúde e segurança no trabalho.
Na definição dessas medidas deve-se ser levada em consideração é o custo benéfico dessas medidas. Ou seja o nível de mitigação do risco é compatível com o investimento a ser feito. Em geral, quanto mais se diminui o risco maior é o investimento.
Internacionalmente utiliza-se o critério de (tão baixo quanto razoavelmente possível) para definir se a o nível de mitigação do risco e proporcional ao esforço para implementar a medida de controlo.
Ex: gastar um milhões de meticais para evitar que alguns funcionários sofram alguns arranhões é desproporcional
Gastar milhões de meticais para evitar que uma explosão cause morte de pessoas é altamente proporcional.
A aplicação desses critérios em alguns países eles são considerados para efeitos de decisões legais em casos de acidentes com lesão.
As medidas de controlo podem ser classificados em dois grande s grupos:
Aqueles que provocaram evitarem que os perigos se materializem (protecções,