Investimenti risco e controle
Investimento é a aplicação de capital com finalidade lucrativa. No setor de internacionalização, investimentos ocorrem através de novos empreendimentos ou aquisições e também através de joint ventures. O principal foco de um investimento é reduzir gastos na obtenção de matéria prima, na produção, na penetração do mercado alvo e no transporte. Apesar de na maioria dos casos de internacionalização os investimentos iniciarem alto, com o tempo eles tendem a se pagarem, passando então a dar lucro para a empresa que investiu.
Risco é tudo aquilo que o resultado não pode ser completamente previsto, ou seja que é algo incerto. Nos riscos sempre há a possibilidade de perigo em relação ao capital investido. No setor de internacionalização os riscos são sempre presentes, podem ser diminuídos dependendo do tipo de investimento, mas nunca evitados por completo. Alguns riscos comuns; risco país (incerteza da demanda, potencial de mercado, restrições políticas e diferenças culturais), risco político (taxas, mudanças da economia devido a troca de governos), riscos de tecnologia (potencial de transferência para uma empresa local do conhecimento aplicado pela empresa que se internacionaliza).
Controle é o ato de dirigir qualquer serviço, fiscalizando-o e orientando-o da melhor forma pensada pela empresa. O controle sobre as atividades internacionais como marketing estão associados diretamente ao custos e aos investimentos realizados. Devido ao alto investimento realizado quando o nível de controle é alto, maior também será risco da empresa caso o investimento não seja bem sucedido. Em contrapartida um alto controle implica em menor risco no quesito transferência tecnológica, uma vez que não é necessário passar informações sobre a tecnologia da empresa a terceiros.
Os três tópicos abordados representam os principais fatores que impactam a