Desafios para a distribuição e comunicação em lojas online
Desafios para a distribuição e comunicação em lojas online
Com a internet cada vez mais acessível a toda a população, a inclusão social e o boom dos tablets e smartphones, hoje já são 102 milhões de brasileiros acessando a internet no País. Mas as pessoas não querem utilizar a internet apenas como fonte de informação ou entretenimento, querem resolver e encontrar de tudo da forma mais rápida e segura para terem suas necessidades atendidas em tempo real, e isso, claro, envolve – e muito – as compras!
Afinal, porque gastar um tempo que nem sempre está disponível para fazer compras em apenas um lugar quando na internet tudo pode ser encontrado com alguns cliques? Como resultado dessa facilidade, as vendas no comércio eletrônico vêm aumentando anualmente, com previsão de faturamento de R$ 28 bilhões este ano, gerando um tíquete médio de R$ 350 reais, atingindo mais de 50 milhões de consumidores, conforme dados divulgados pelo e-Bit.
Mas qual é o primeiro passo para construir uma loja virtual e fazer parte desse mercado suculento? Além das preocupações básicas, como criar um CNPJ e abrir uma empresa, é necessário, antes de qualquer coisa, amadurecer a ideia do negócio que você quer montar. O empreendedor brasileiro planeja pouco, tem uma ideia na segunda-feira e na terça-feira já está começando. Vamos com calma! Veja abaixo algumas dicas de planejamento e estrutura para começar com o pé direito:
Procure conversar com consultores especializados, com pessoas que já investiram em algo parecido, faça cursos, assista palestras, estude o assunto, faça pesquisas de mercado, até mesmo pela internet.
Faça uma lista com perguntas básicas para imaginar como será sua empresa: Qual a ideia? Quem é o cliente? Qual é o mercado? Quem são os concorrentes? Qual é o financeiro? Qual vai ser o marketing? Qual vai ser o diferencial? Qual é o plano? E aí sim, a partir daí, colocar tudo em ordem.
Se você tem cinco mil reais de investimento inicial, por