Omni channel
Com a instauração da era digital muita coisa mudou no modo de agir e pensar dos seres humanos e, esse novo paradigma também alterou a forma de comprar dessas pessoas. O comportamento dos shoppers tem mudado drasticamente nos últimos cinco anos, quando ocorreu a explosão de novos pontos de contato com esse consumidor e a não linearidade do caminho da compra, dando origem ao comportamento omini-channel, que é uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline.
O Omni-Channel integra lojas físicas, virtuais, e o comprador. Dessa maneira, pode explorar todas as possibilidades de interação. Essa tendência é uma evolução do conceito de multicanal, pois é completamente focada na experiência do consumidor nos canais existentes de uma determinada marca.
O mundo dos produtos está evoluindo numa velocidade alucinante para atender as pessoas no seu “modo consumidoras”, e cada vez mais precisa melhorar na missão de atendê-las também no seu “modo compradoras”. Consumidores e shoppers apesar de serem as mesmas pessoas possuem necessidades diferentes em momentos distintos.
Quando somos consumidores, prestamos atenção nas características dos produtos que estão atrelados ao seu consumo, como, cheiro, gosto e modo de consumo em si. Quando somos shoppers, nos atentamos a outros pontos, como o preço, disposição na gondola, embalagem, como carregar, modo de levar até o local de consumo etc.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/08/1507099-populacao-brasileira-atinge-2027-milhoes-de-habitantes-calcula-ibge.shtml http://www.worldometers.info/br/ http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/04/ibge-divulga-numeros-do-acesso-internet-movel-no-brasil.html
http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/numero-de-internautas-no-brasil-alcanca-percentual-inedito-mas-acesso-ainda-concentrado-13027120