Oléo de Lorenzo
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
2° PERÍODO TARDE
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
PROFESSORA: JANCINEIDE OLIVEIRA
ALUNA: LORENA STEPHANY L. FERNANDES
O ÓLEO DE LORENZO
TERESINA – PI
2014
O filme é baseado em fatos reais, conta a história de Lorenzo Odone, um menino muito esperto que aos seis anos começa a apresentar quadros de hiperatividade, ao ser alertado por professoras da escola seus pais, Augusto Odone e Michela Odone, faz uma série de exames até que o médico dá o diagnostico que ele possui uma doença muito rara – Adenoleucodristrofia (ALD).
A ALD é um defeito no metabolismo, sendo uma doença congênita, a mulher é somente a portadora, portanto, afeta quase que exclusivamente os homens, ele possui nível anormal de acido graxo de cadeia longa que se acumula nas células nervosas e causa a desmielinização (perca da bainha de mielina) nos neurônios, sem essa mielina os nervos não podem conduzir impulsos causando a degeneração do cérebro, o corpo vai perdendo suas funções, não há meios de reverter a degeneração neurológica.
Na sua dieta, médicos retiraram alimentos considerados saudáveis como espinafre e creme de amendoim por acharem que se retirados à gordura saturada da sua alimentação evitaria seu acumulo no cérebro. Seus pais notaram que apesar da dieta os níveis continuaram a subir ao invés de abaixar.
Por notarem a falta de cooperação dos médicos, entraram na busca incansável a procura da cura do filho e do entendimento da doença, após muito estudo viram que gorduras de cadeia saturada longa são ingeridas através do que comemos e também é fabricada pelo corpo - biossíntese, normalmente elas são prejudiciais, porém existem enzimas que elimina esse excesso, mas em Lorenzo essa enzima é defeituosa. Então se tiraram estes alimentos da dieta de seu filho por que os eles continuaram a aumentar? Com mais alguns estudos perceberam que quando o