Olimpiadas
Mas, depois do cancelamento em 1916, exatamente por causa da guerra, a maioria dos países queria participar dos Jogos com a intenção de não se curvar ao terror da guerra e enaltecer a importância da convivência entre os povos por meio do esporte. “Contraditoriamente” – ainda que com as feridas do ressentimento abertas –, porém, os belgas impuseram uma condição para sediar o evento: a não convocação de Áustria, Alemanha, Bulgária, Hungria e Turquia, países que na guerra estavam do “outro lado” e acabaram derrotados.
Apesar de todos os percalços, essa edição dos Jogos Olímpicos apresentou várias novidades no âmbito esportivo. Foi a primeira vez em que se fez o juramento do atleta olímpico. Mas, por causa da guerra recém-terminada, houve uma alteração na parte final do texto. Em vez de “Em nome de todos os competidores, prometo que participaremos nestes Jogos Olímpicos respeitando e cumprindo suas regras, com verdadeiro espírito esportivo, para maior glória do esporte e honra de nossos países”, as últimas duas palavras foram substituídas por “nossas equipes”.
Foi a primeira vez também que surgiu a bandeira olímpica, com os cinco anéis coloridos e entrelaçados (representando os cinco continentes) sobre fundo branco. Na cerimônia de abertura, outra novidade: pombas brancas foram soltas, como símbolo da paz mundial.
Os irmãos italianos Nedo e Aldo Nadi decidiram a medalha de ouro na prova de sabre da esgrima. Nedo venceu e Aldo foi para os EUA ensinar os astros do cinema nas cenas em que precisavam lutar com espadas. Nedo Nadi