Oligopônio
Os oligopsonistas tem poder de mercado, devido ao fato de poderem influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta. Seria uma situação intermediária entre a de monopsônio e a de mercado plenamente competitivo.
Em microeconomia, monopsonistas e oligopsonistas são assumidos como empresas maximizadoras de lucros e levam a falhas de mercado, devido a restrição de quantidade adquirida, que é uma situação pior do que o ótimo de Pareto que existiria em competição perfeita.
Tradicionalmente, a microeconomia assumia que tal problema era pouco relevante, ignorando-o então em seus modelos. Porém, foram verificados casos importantes ao longo do tempo. Um exemplo de oligopsônio é o mercado de cacau, onde três firmas (Cargill, Archer Daniels Midland e Callebaut) compram a maior parte dos grãos de cacau, geralmente produzidos por pequenos agricultores de países menos desenvolvidos.
Moura,
Monopsônio é uma estrutura de mercado caracterizado pela existência de muitos vendedores e um único comprador. Por exemplo suponhamos que existam vários produtores de energia no país. Todos eles têm que vender energia para Eletrobrás pra que essa repasse para as distribuidoras de energia (Light, CEMIG, CPFL, RGE). Só aparece quando existe um monopólio, mas não quer dizer que todo monopólio traz consigo um monopsônio, ok?
Oligopsônio é o mercado onde existem poucos compradores para muitos vendedores. Mesmo raciocínio acima.