Atps contabilidade
Passo 1.
Monopólio
Monopólio é oriundo do Grego que quer dizer “um vendedor” (mono=um e polist=vendedor). Sendo assim trata-se então de uma imperfeição na concorrência, pois existe apenas um vendedor e tal controla totalmente a oferta de seu produto no mercado. Isso faz com que os valores praticados pela empresa monopolista seja superior, justamente por controlar o mercado e “guiá-lo” como desejar. A falta de concorrente no mercado desmotiva os monopolistas a buscar maior qualidade, excelência e inovações, deixando o produto estaguinado sem avanços. Por isso existe em alguns países uma lei que anti-monopólio, na tentativa de evitar o império de uma única empresa em determinado segmento. O impacto sofrido pelo consumidor é justamente o fato de falta de alternativas para escolha de determinado produto, porque há ausência de concorrência no mercado, logo o consumidor não tem como orçar valores, escolher um melhor atendimento, e lembrando que se extingue a “barganha” ou seja seu poder d negociação é extremamente limitado.
Exemplos de empresas monopolistas.
EMPRESAS MONOPOLISTAS CONTROLAM AS “CIÊNCIAS DA VIDA”
Regina Caltech
Transnacionais químicas e farmacêuticas patenteiam seqüências genéticas e investem fortunas para dominar o novo campo da revolução tecno –científica.
A biotecnologia é o único setor da economia que cresce tão rápido quanto a informática. Bom exemplo disso é o comércio de sementes geneticamente modificadas: não tem nem sete anos, mas já movimenta mais de US$ 20 bilhões anuais.
Neste instante, em algum lugar do planeta, cientistas estão tentando desenvolver soja com gosto de carne, vacinas que evitem o câncer, plantas que transpirem resina plástica e laranjas com o dobro de vitaminas.
Todas as grandes transnacionais químicas e farmacêuticas Monsanto, Du Pont, Novartis, Dow, Aventis (formada pela fusão da Hoechst e da Rhône-Poulenc) resolveram investir pesado no que batizaram de Ciências da Vida.
É um novo nome para um